Quilombolas sob ataque no Espírito Santo

Foto: Linharinho em agosto, blog pAlca

Na tarde de quarta-feira (14/11), a PM abriu fogo contra a comunidade quilombola de Roda D’água, no Sapê do Norte, ferindo gravemente um membro da comunidade. Ele está internado no hospital de São Mateus (municipio vizinho) e teve a perna quebrada pelos tiros.

A criminalização das comunidades quilombolas com dezenas de prisões injustificadas indica uma tendência do Governo do estado em apoiar o Movimento Paz no Campo. Na última reintegração de posse em Linharinho foi usado um efetivo de 120 homens do pelotão de choque e dezenas de cachorros contra a comunidade.

Várias audiências públicas já denunciaram a situação de violência, mas não houve até o momento nenhuma providência para conter a violação dos direitos das comunidades no Sapê do Norte.

Movimento negro urbano do ES está se mobilizando para dar apoio e presença na luta desigual que está sendo travada pelos nossos povos em defesa dos seus territórios e das lutas pela sobrevivência.

Não podemos ficar calados e impotentes diante de tanta agressão contra a nossa gente. Eles estão sozinhos nesta luta e só tem a nós, os irmãos urbanos, para apoiá-los. Portanto, companheiro, tem que nos colocar como partícipes nesta jornada de luta no campo. Temos que mobilizar o Movimento Negro de todo Brasil para fazer um grande ato naquela região, notas de repúdio na impressa escrita e falada, as quais tiverem acesso contra; o Governo do ES. Pois a tendência é crescer o grau de hostilazação contra os negros uma vez que travam uma luta desigual contra o latifúndio local (que tem até milícias armadas), a Aracruz Celulose e seus jagunços, armados até os dentes, com uniforme de empresa de segurança e o Governo do Estado que coloca a Policia Militar a serviços destes dois agentes citados. E o Governo Federal continua promovendo reuniões.

Outra ação importante é os militantes do movimento negro enviar mensagens ao Governo do Estado e aos deputados da Assembléia Legislativa cobrando deles uma posição em relação aos episódios de violência contra os quilombolas, pois, aqui no Espírito Santo já esta virando rotina.

One thought on “Quilombolas sob ataque no Espírito Santo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *