As relações mundiais com a África ainda são, de uma forma geral, muito incipientes e marcadas por uma visão estereotipada. Apesar de ter sido fragilizada pelo processo de escravidão e pela corrida imperialista dos séculos passados, a história do continente africano precede a de todos os outros. A maior parte dos países, em todo o mundo, tem alguma forma de prática cultural originária na África.
A proposta do evento “Muitas Áfricas – Religiões e Política na Formação da Nação Brasileira” é examinar e problematizar as construções simbólicas e hierarquizações entre religiões de matrizes africanas e o cristianismo, bem como refletir sobre as relações Brasil-África, para se entender a questão racial no Brasil.
Palestrantes:
Amauri Mendes Pereira – Doutor em Ciências Sociais pela UERJ, Professor de História da África e do Negro no Brasil , pesquisador no campo das relações raciais, Professor de Sociologia da UEZO.
Jairo Santiago – Doutor em Comunicação pela ECO-UFRJ, pesquisador do mundo das religiões de matrizes africanas no Brasil.
As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo telefone 3527-2010, pelo email sculturaloyola@puc-rio.br ou pelo site www.clfc.puc-rio.br. A entrada é franca
Serviço:
Data: 21 de outubro.
Quarta-feira.
Horário: das 19h às 21h.
Local: Residência João XXIII (R. Bambina, 115 – Botafogo. Estacionamento no local).
Evento Gratuito