Na quarta-feira (18/11), arte educadoras e arte educadores da Ação Educativa lançam curta-metragem sobre a redução da maioridade penal. “Reduzir não cola” retrata as opiniões e pensamentos de um grupo de arte-educadores/as sobre a redução a partir de suas atividades artísticas, fazendo indagações importantes sobre o tema para a sociedade brasileira.
Com iniciativa da produtora cultural e militante Gal Souza e motivados/as pelos debates sobre a redução, em pauta desde a tramitação da PEC 171/1993, os/as arte educadores/as se reuniram para pensar a produção de um curta que contribuísse com o debate, mostrando suas experiências com as oficinas de linguagens artísticas realizadas através do Projeto Arte na Casa.
Na mesma data, também será exibido o curta “João”, dirigido pelo arte educador e cineasta Jefferson Santos, o vídeo foi realizado com mídias móveis e que procura problematizar o racismo a partir da representação artística, e o videoclipe “A Cena”, do arte educador, militante, músico e MC Buia Kalunga, que trata da violência de Estado, em especial da polícia paulista.
As exibições serão seguidas de bate-papo com os arte-educadores e artistas Jefferson Santos e Buia Kalunga, com mediação de Fernanda Amaru, coordenadora do projeto Arte na Casa. Após o debate, acontecerá um pocket show com os/as arte-educadores/as Lua Rodrigues, Rote, Buia Kalunga, Rocha e Jefferson Santos, com a presença dos artistas convidados Lindomar 3L, Tati Botelho, Ba Kimbuta e Fantasmas Vermelhos.
Tati Botelho
Rocha
Lua Rodrigues
Rote
Lindomar 3L
Fantasmas Vermelhos
Ba Kimbuta
O curta estará disponível, a partir do lançamento, no canal do Youtube da Ação Educativa (https://www.youtube.com/user/acaoeducativa).
Lançamento do curta-metragem “Reduzir não cola”
Data/horário: 18/11/15, a partir das 19h
Local: Ação Educativa (Rua General Jardim, 660 – Vila Buarque, São Paulo/SP).