A 11ª Mostra Internacional do Filme Etnográfico, festival de cinema documentário que se realiza desde 1993 no Rio de Janeiro, está programada para o período de 7 a 15 de Novembro de 2006. A inscrição de filmes e vídeos vai até 10 de Outubro.
A proposta, segundo os organizadores, é exibir o que há de inédito em torno do documentário etnográfico, sem abrir mão de retrospectivas e clássicos do gênero em produções nacionais e internacionais, num amplo painel de filmes e vídeos com debates, mesas redondas e seminários.
O projeto foi idealizado pela Interior Produções e é coordenado por seus diretores, a antropóloga Patrícia Monte-Mór e o documentarista José Inácio Parente. “Recebemos filmes e vídeos de um amplo universo de produções, englobando aquelas mais acadêmicas mas também produções documentais de origens diversas”, explicam eles no site http://www.mostraetnografica.com.br/index.asp.
Ao possibilitar um diálogo entre diferentes realizadores e suas cinematografias, a Mostra se insere em uma iniciativa mais ampla em direção à reflexão sobre o ensino da antropologia e sobre a produção de documentários.
Apoiada pelo CNFCP/IPHAN, SESC e PETROBRÁS, a mostra atrai especialistas, estudantes, profissionais de cinema e vídeo e pessoas interessadas em filmes e documentários ou nos temas tratados. “Durante o festival realiza-se também o Fórum de Cinema e Antropologia, um conjunto de atividades voltadas para o debate e a reflexão de temas e questões dos dois campos”, informam os organizadores.
Estão previstas atividades para escolas da rede pública e para estudantes vinculados a cursos de formação audiovisual de ONGs e de comunidades através do Projeto Educativo.Todas as atividades da Mostra são gratuitas e abertas ao público.