Festival Literário da Igualdade Racial: chamada para escolha de realizadores tem prazo prorrogado até 30/09

Escritor Otávio Júnior participou da primeira edição online do FLIR em 2021

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) prorrogou até 30 de setembro o prazo de submissão de propostas para a Chamada de Apoio à Realização do Festival Literário da Igualdade Racial (FLIIR). A chamada investe R$ 1 milhão, em recursos do Ministério da Igualdade Racial (MIR), em um evento voltado ao fortalecimento do pensamento crítico e à promoção de um espaço de debate entre as diversas áreas do conhecimento e os saberes tradicionais, tendo a questão racial como fio condutor. O edital prevê que o evento seja realizado em novembro de 2025.

Os públicos prioritários da chamada são pessoas negras, quilombolas, povos originários, LGBTQIAPN+, povos e comunidades tradicionais de matriz africana, povos de terreiro e ciganos, e isso vale tanto para o proponente quanto para os demais membros da equipe. Além disso, a curadoria do festival deverá observar a diversidade regional e de gênero.

Para submeter uma proposta, é preciso que tanto o proponente quanto a equipe do projeto possuam Currículo Lattes atualizado, contendo informações que os relacionem aos temas desejados na chamada.

O proponente deve ter título de doutorado, estar na coordenação do projeto e ter vínculo formal com a instituição executora, que deverá estar cadastrada no Diretório de Instituições do CNPq, e pode ser uma Instituição Científica, Tecnológica e de Inovação (ICT), uma empresa pública ou uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos.

Recomenda-se que as informações pertinentes aos membros da equipe sejam discriminadas na primeira página do Plano de Trabalho. O projeto de pesquisa não pode ultrapassar o limite de cinquenta páginas e o tamanho de arquivo de 2 megabytes, e o Plano de Trabalho não deve superar 2 megabytes.

A planilha orçamentária deve seguir o modelo que está na chamada, contendo inclusive valores captados pelo proponente de outras fontes. É importante separar os itens da Divulgação dos demais itens de Custeio, e o Plano de Divulgação deve prever investimento entre 5 e 20% do valor solicitado.

Dúvidas devem ser remetidas ao Serviço de Atendimento do CNPq, pelo telefone 61-32114000, ou pelo endereço eletrônico atendimento@cnpq.br.

Foto: Escritor Otávio Júnior participou da primeira edição online do FLIR em 2021

Acesse o novo cronograma da Chamada. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *