Da palha da bananeira

A história do artesanato produzido por artesãos e artesãs em uma das 58 comunidades remanescentes de quilombos do Vale do Ribeira agora é tema do livro Artesanato do Quilombo de Ivaporunduva, que será lançado no próximo dia 18 de novembro, no Museu Afro Brasil, em São Paulo.

A publicação explica o passo a passo da extração da matéria-prima – a palha da bananeira, que agrega valor à bananicultura, principal cultura agrícola da região; como nasceu a idéia de recuperar a atividade para voltar a produzir objetos que estavam sendo substituídos por outros industrializados; e o estímulo e o incentivo de pesquisadores(as) da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, da Universidade de São Paulo, que atuavam no Vale para tornar o artesanato uma alternativa de geração de renda para as comunidades.

Atividade tradicional realizada pelas comunidades quilombolas do Vale do Ribeira, no Estado de São Paulo, o artesanato feito de palha de bananeira vem-se modificando graças à introdução de novas técnicas. Esse mix entre o tradicional e o moderno tem resultado em peças e objetos de uso pessoal, de decoração e de uso doméstico, com boa aceitação por parte do mercado. E, mais especialmente, em alternativa de geração de renda para os quilombolas dessa região paulista.

Os textos, distribuídos ao longo de 56 páginas fartamente ilustradas com fotos e mapas, foram escritos com a participação do Grupo do Artesanato. A criação do grupo e o surgimento da Associação Quilombo de Ivaporunduva também fazem parte do livro, além de um breve histórico das comunidades quilombolas do Vale do Ribeira – um dos últimos remanescentes contínuos de Mata Atlântica do Brasil, localizado no Estado de São Paulo. Uma amostra dos produtos feitos por artesãos e artesãs como bolsas, jogos americanos e caminhos de mesa também está retratada na publicação.

O livro Artesanato do Quilombo de Ivaporunduva é fruto de um projeto feito em parceria entre a Associação Quilombo de Ivaporunduva e o Instituto Socioambiental (ISA), para promover o aprimoramento do artesanato com fibra de bananeira, com a capacitação técnica dos artesãos e a formação de novos artesãos entre outros itens. Outros projetos em parceria, que objetivam o desenvolvimento sustentável das comunidades estão em curso. O livro pode ser adquirido por meio do site do ISA: http://www.socioambiental.org/loja/. (Por Nilto Tatto, Kátia Pacheco e Raquel Pasinato. Edição: Nilto Tatto e Maria Inês Zanchetta).

11 thoughts on “Da palha da bananeira

  1. Da palha da bananeira
    Ola…
    Sou o Márcio Hélio,moro na cidade de Porto Seguro-ba,gostaria de saber como faço pra adiquiri o livro ”artesanato do Quilombo de Ivaporunduva”?e tbm gostaria de saber se tem mais alguns outro livros que ajude a aprender como trabalhar com o artesanato a partir da palha da bananeira ou com a bananeira em si.Desde ja eu agradeço.Meu e-mail para contato é marcio-helio@hotmail.com

    1. Da palha da bananeira
      Gostaria de saber a resposta da mensagem do Márcio que também me enteresou muito. Se
      tem outros livros que ensine a trabalhar na folha de bananeira ou com a própria bananeira e
      com coité, pois moro em um sítio e possuo na minha propriedade estas duas árvores.Aguar –
      do respota.
      Margareth Costa Sousa
      margarethjf@gmail.com

  2. Da palha da bananeira
    Gostaria de ver diversos tipos de artesanato da folha da bananeira para possivelmente comprar para revender, por favor os artesãos que estiverem interessados por favor mandar i- mail para mim: Tatyort@terra.com.br

    Também procuro artesanato: bordado, trico, croche, pintura bijuterias, palha etc.

    Obrigada
    Tatiana

  3. Da palha da bananeira
    Boa tarde!
    Este livro fala também de como trabalhar com a fibra da bananeira para artesanato ou vocês tem algum material que possa nos ensinar a usar a mesma e qual o custo.
    Atenciosamante!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *