A Unitaid – Central Internacional para a Compra de Medicamentos contra Aids, e que alcança também malária e tuberculose, foi finalmente lançada (dia 19 de setembro, pela ONU). A iniciativa tem o patrocínio do Brasil, Chile, França, Noruega e Reino Unido e o amparo da OMS – Organização Mundial de Saúde, e deve ter importância crucial para minimizar a tragédia que essas doenças representam em países pobres e em desenvolvimento.
A Unitaid fará compras em larga escala, em condiçoes de negociar preços mais baixos com os fabricantes de medicamentos. Também controlará a distribuição e controle dos produtos e promoverá programas de pré-qualificação de produtores na OMS.
Sua atuação imediata estará voltada a cobrir as áreas mais deficitárias e urgentes, com o fornecimento de medicamentos de segunda linha e de uso pediátrico contra a Aids, novas drogas para o combate à malária e medicamentos pediátricos contra a tuberculose. Já no próximo ano, terá programas para a interrupção da transmissão vertical (mãe-filho) da Aids e a compra de medicamentos contra formas resistentes de tuberculose.
Os recursos da Unitaid virão dos governos e de fontes inovadoras de financiamento, como a contribuição sobre passagens aéreas, com a qual 18 países, entre eles o Brasil, já se comprometeram. A iniciativa tem o apoio de instituições como o UNICEF, UNAIDS, Fundação Cli apoio de instituições como o UNICEF, UNAIDS, Fundação Clinton e o Fundo Global contra Aids, Malária e Tuberculose.