Foto: catador de caranguejo no Delta do Parnaiba
Desde o ano 2000, o dia 26 de julho tornou-se data mundial de comemorações em favor dos manguezais. O assunto deste ano se intitula “Em nome das Comunidades Indígenas e Tradicionais e da Soberania Alimentar.”
Quanto à campanha deste ano, a Rede Latino-americana pelos Manguezais, a Redmanglar International afirma que o Dia Internacional da Defesa do Mangue “proclama um apelo pelos direitos das comunidades indígenas e tradicionais dos manguezais com base no reconhecimento de nosso território onde construimos nossa cultura, nossa identidade e a base para nossa soberania alimentar.”
A Redmanglar explica que “As comunidades indígenas e tradicionais dos manguezais da América Latina têm vivido e mantido uma milenar ligação vital com o ecossistema. Neste local nós depositamos sonhos; nós encontramos nosso passado, nosso presente e futuro. Aqui, nós vivemos com nossos avôs e avós, com nossos filhos e filhas, com nossos irmãos e irmãs da América e do mundo. Aqui nós defendemos juntos nosso território, nossos alimentos, nosso trabalho, nossa dignidade.
Neste 26 de julho desejamos que o mundo todo ouça nossas vozes– as vozes das comunidades indígenas e tradicionais dos manguezais. Esperamos que essas vozes cheguem a nossas sociedades, às indolentes autoridades, aos empreendimentos depredadores. Almejamos que possamos nos escutar– todas as vozes do Sul– e que continuemos caminhando juntos em nome de nossos ideais.”
Artigo baseado em informação de: “On Behalf of Indigenous and Traditional Communities and Food Sovereignty!, July 26th – International Mangrove Action Day”, por Lider Gongora Farias, Presidente C-CONDEM, Secretário Executivo da Redmanglar International; http://redmanglar.org/redmanglar.php?c=635
Alfredo Quarto, Director Executivo, Mangrove Action Project, mangroveap@olympus.net, http://www.mangroveactionproject.org