Nota da Marcha Mundial de Mulheres.
Nobue era economista e funcionária pública aposentada, feminista, militante da Marcha Mundial das Mulheres e do Partido dos Trabalhadores.
Dedicou anos de sua vida à causa das mulheres e dos mais pobres, ajudando a organizar lutas e movimentos na região Sudeste.
Nobue sempre atuou pela ampliação da democracia, por isso, envolveu-se com convicção na organização do Conselho Participativo do seu bairro, além de atuar em defesa do orçamento participativo, ferramenta que valorizava, pois sabia que participação sem decisão popular sobre o orçamento seria frágil.
No último período, Nobue integrava o Núcleo de Estudos das Pequenas e Médias Empresas da Fundação Perseu Abramo.
Nobue, lutadora incansável, de olhar sereno, fala doce e firme, agregadora e cheia de sabedoria, gostava de juntar as pessoas, das mais diversas, e dialogar sempre com grandeza e disposição, essa era uma de suas muitas qualidades.
Ao se juntar à Marcha Mundial das Mulheres, esteve conosco em todas as marchas. Exemplo feminista, sua presença fará muita falta; mas ficamos com suas lições de vida e esperança por uma vida mais justa e um mundo melhor.
Nobue, sua luta não foi em vão, e como disse hoje uma companheira da Marcha ao saber de sua partida: uma feminista nunca morre, ela vive na luta das suas companheiras.
Nobue presente, agora e sempre!!
Marcha Mundial das Mulheres
Foto: Marta Baião