As centrais sindicais se reuniram na tarde deta segunda-feira (27) e decidiram convocar para 28 de abril o dia nacional de protestos e paralisações contra as reformas da Previdência, trabalhista e a terceirização.
O protesto unitário, chamado sobre o a ordem geral “Vamos parar o Brasil” ocorrerá na sequência de um mês de manifestações, atos e paralisações convocadas pelas Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo, pelo MST e os professores, e logo às vésperas do 1º de Maio.
A próxima atividade ocorrerá já na sexta-feira (31), com a paralisação convocada pela CUT.
A reunião foi realizada na sede da UGT, em São Paulo, com a participação de nove centrais (CGTB, CSB, CSP-Conlutas, CTB, CUT, Força Sindical, Intersindical, Nova Central e UGT) e o diretor técnico do Dieese, Clemente Ganz Lúcio.
O termo “greve geral”, proposto pela maioria das centrais, não foi consensual, mas os sindicalistas descartaram a tentativa de reduzir o impacto da convocatória. Desmentiram as notícias sobre um esforço de negociação de algumas centrais com o governo, oferecendo a desmobilização da greve geral em troca das contribuições sindicais, qualificando a informação como uma tentativa de dividir o movimento.
A reunião resultou em nota dirigida aos sindicatos de suas bases a preparar o #28A.
Confira:
“As centrais sindicais conclamam seus sindicatos, federações e confederações a paralisarem suas atividades no dia 28 de abril.
O objetivo é enviar ao governo um contundente alerta de que a sociedade e a classe trabalhadora não aceitarão as propostas da reforma previdenciária, trabalhista e o projeto de terceirização aprovado pela Câmara dos Deputados, no último dia 23 de março.
Na opinião das lideranças, trata-se do desmonte da previdência pública e a retirada dos direitos trabalhistas, garantidos pela CLT.
Por isso, conclamamos toda a sociedade, neste dia, a demonstrarem o seu descontentamento, ajudando a paralisar o Brasil.
São Paulo, 27 de março de 2017
CTB – UGT – CGTB – CUT – Força Sindical – Intersindical – CSP-Conlutas – CSB”
Além do dia 28, a agenda do Fórum das Centrais convoca:
31 de março – Dia Nacional de Mobilização Rumo à Greve Geral, movimento convocado pela Frente Brasil Popular e Povo Sem Medo em todo o país.
Abril de Lutas
Durante todo o mês de abril, realizar assembleias, reuniões, plenárias, manifestações nas empresas, portas de fábricas e locais de trabalho rumo à construção Nacional da GREVE GERAL.