Organizado pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), o evento, que seria em Natal (Rio Grande do Norte), tem uma vasta programação on-line entre segunda e sexta-feira (21 a 25 de setembro), no Canal do NIC.br no Youtube.
A programação foi construída de forma colaborativa, a partir de uma chamada pública de propostas de workshops aberta à participação de todos os setores de representação do CGI.br – Setor governamental, Setor empresarial, Terceiro Setor e Comunidade Científica e Tecnológica. Foram recebidas 74 propostas no total, sendo 27 selecionadas para compor a programação.
Entre as atividades da segunda (21/9), destaque para “O Papel do Pequeno Provedor na Universalização de Acesso e Segurança da Rede frente à tecnologia 5G”, com diversos especialistas como Karina Correia Figueiredo, da Polícia Civil; Mariana Palma Vidotti e Anna Claudia de Brito Gardemann, do escritório Gardemann e Vidotti Advogados Associados; Ricardo Vieira de Souza, da comunidade Os Seus Direitos; entre outros.
Outro debate no primeiro dia terá como tema “Como construir uma cultura de proteção de dados pessoais a partir do núcleo família-escola”, entre 14h e 15h30, com a participação de Laura Tresca, do Artigo 19; Aline Nicodemos e Paloma Mendes Saldanha, do Placamãe.org_; Glauco Aguiar, da Manaós Tech; Marina Feferbaum, da Fundação Getúlio Vargas (FGV); e de Roberta Fernanda César Correia Santana, da Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco.
Na terça (22/9), “Educação Vigiada: privacidade e proteção de dados de estudantes e professores sob ameaça”, entre 18h e 19h30, com Flávia Lefreve, do Comitê Gestor da Internet e Intervozes e da Coalizão Direitos na Rede; Priscila Gonsales, do Instituto Educadigital; Jamila Venturini , Derechos Digitales; Cristiano Ferri, gestor e professor de inovação na área pública, Centro de Formação, Câmara dos Deputados; Leonardo Ribeiro da Cruz, Universidade Federal do Pará (UFPA); Marcia Asano, da empresa Wavy Global; Stephane Hilda Barbosa Lima, da Undb; e Tel Amiel, da UnB.
Objetivo
O objetivo do fórum é reunir participantes dos setores governamentais, empresariais, acadêmicos, das organizações da sociedade civil, técnicos, estudantes e todos os interessados e envolvidos nos debates e temas a respeito da Internet no Brasil e no mundo. Trata-se, portanto, de um espaço aberto para debater os desafios atuais e futuros da Internet.
O Fórum da Internet no Brasil e Pré-IGF Brasileiro consiste em atividade preparatória para o Fórum de Governança da Internet (IGF), evento global promovido pela Organização das Nações Unidas (ONU), proposto pela Cúpula Mundial sobre Sociedade da Informação em novembro de 2005, e criado após consultas convocadas pelo Secretário-Geral das Nações Unidas em 2006. Desde então, anualmente o IGF acontece em cidades-sede escolhidas para tanto. Proposto e coordenado pelo CGI.br, o Brasil sediou o IGF de 2007 na cidade do Rio de Janeiro (RJ) e o de 2015 na cidade de João Pessoa (PB).
Serviço
10ª edição do Fórum da Internet no Brasil
Data: De 21 a 25 de setembro, das 14h às 17h30
Transmissão online ao vivo pelo Youtube: https://www.youtube.com/user/NICbrvideos
Informações e inscrições neste link.
Programação confira aqui.