Com mediação de André Cardoso, Professor de regência da Escola de Música da UFRJ e Coordenador do Sinos, o encontro terá como convidados Maya Suemi Lemos (Cemus-Funarte), Lélis Gerson (Orquestra Sinfônica de Mogi das Cruzes), Liu Ying (UFC) e Marcio Paes Selles (Orquestra da Grota de Niterói/RJ). No evento será debatida a importância dos projetos sociais e sua capacidade de transformação da realidade.
Após o final do encontro, o vídeo com a íntegra da live permanecerá disponível na programação do canal – https://www.youtube.com/artedetodagente
O Projeto
O Sinos foi lançado no dia 15 de julho e é fruto de parceria entre a Fundação Nacional de Artes – Funarte e a Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, com curadoria de sua Escola de Música, sendo composto por uma rede com dezenas de profissionais de música, que atuam em cursos, oficinas, concertos e festivais. Durante o segundo semestre de 2020, as atividades acontecem exclusivamente online mas, futuramente serão realizadas ações presenciais, em todas as regiões do país. A ideia é capacitar regentes, instrumentistas, compositores e educadores musicais, apoiando projetos sociais de música e, ainda, contribuir para o desenvolvimento das orquestras-escola de todo o país. A iniciativa integra o Programa Funarte de Toda Gente.
“O propósito inicial do Sinos é estimular quem já está colocando a mão na massa”, diz o maestro Marcelo Jardim, vice-diretor da Escola de Música da UFRJ e coordenador dos projetos da universidade em parceria com a Funarte. “Em lugar de criar um programa que iniciasse tudo do zero, a escolha da Fundação e da Universidade foi valorizar essas pessoas que já atuam, mas são carentes de apoio e de sustentação; e reforçar e chancelar o que elas já estão fazendo em suas áreas” afirma.
A musicista e professora Simone dos Santos é uma das participantes do projeto e ressalta sua motivação com o alcance do mesmo “Poder dividir e compartilhar minhas experiências com outros professores foi minha motivação pois sei, que através destes professores muitas crianças e jovens serão beneficiados e envolvidos pelo poder da música”. Luciana Arraes, também violinista, expressa opinião semelhante: “Gravar vídeo-aulas sobre alguns dos meus tópicos favoritos da pedagogia do violino e compartilhar esse conhecimento, sabendo que chegará a diversos professores de todo o Brasil, me fez sentir o poder da educação, da música, das artes e do quanto as novas tecnologias podem ser nossas grandes aliadas no ensino de música no Brasil.”
Parceria estratégica
Principal fomentadora, promotora e incentivadora governamental de atividades artísticas no país, a Funarte agrega, na parceria com a UFRJ, conhecimento e capacidade técnica para a execução do projeto Sinos. Uma das principais e mais respeitadas instituições de ensino superior do país, a Universidade – com sua Escola de Música – tem em seu quadro, docentes especializados, não somente em métodos e didática específicos, direcionados a alunos, como também na capacitação de professores e regentes; e no estímulo do desenvolvimento pedagógico e artístico das formações orquestrais, por meio de oficinas, palestras e preparação de material didático.
Serviço:
Live Projetos sociais em música: transformando vidas
Dia 22/7/2020, às 18h, no canal Arte de Toda Gente, no Youtube – https://www.youtube.com/artedetodagente
Sistema Nacional de Orquestras Sociais – Sinos
Realização: Fundação Nacional de Artes – Funarte e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Curadoria: Escola de Música da UFRJ
Informações sobre editais e outros programas da Funarte: www.funarte.gov.br
Mais informações para a imprensa
Projetos UFRJ – Funarte: imprensa@musica.ufrj.br
Funarte – Assessoria de Comunicação: ascomfunarte@funarte.gov.br
sendo