Nossos Corpos são a Resistência em Tempos de Cólera

O levante do movimento feminista contra a candidatura de Jair Bolsonaro à presidência da República, com o uso da hashtag #elenão, e a criação dos grupos de articulação e ação nas redes sociais, conseguiu mobilizar mais de 2 milhões de mulheres no país. Esses atos de resistência virtual tem recebido respostas violentas pelos defensores do candidato, e também diversos incitadores de discursos e práticas de ódio.

Conhecidos como “crackers”, na língua do universo digital, eles representam todos aqueles que criam programas, vírus, e diversos tipos de aplicativos que rastreiam dados de perfis e contas em redes sociais, deixando passivxs a ataques, ameaças e perseguições a todxs que expressam discurso em favor dos direitos humanos. Na tentativa de ofuscar o protagonismo das mulheres nas frentes de luta, e denúncia das violências provocadas pela cultura do ódio.

Mas o uso de tecnologias não está apenas na custódia daqueles que odeiam, e diversas pessoas tem articulado e organizado há muito tempo a criação de redes efetivas de apoio e luta contra o fascismo, que se estende para além do universo digital, transformando a vida e a realidade.

Esse é um momento de repensarmos todxs os nossos laços de solidariedade e empatia social, desde o autocuidado, ao cuidado coletivo. Do bem estar individual, ao bem estar coletivo. E pensar segurança no uso das redes, é pensar que essa proteção precisa estar presente na nossa vida cotidiana.

A rua, lugar público por excelência, também tem sido requerido como lugar a ser ocupado, com arte, protestos, encontros, e reuniões que demonstram que não andamos sós. Para tal se convoca no Brasil, para o dia 29 de setembro, todxs que estão em contra tudo o que o fascismo representa: a dor, a miséria, os preconceitos e discriminações (não apenas ele).

Abaixo alguns links disponíveis pela página Safernet Brasil, para a proteção de redes sociais.


Para ativação imediata da autenticação em 2 etapas em todas as suas contas de email e redes sociais, pois essa é a única forma de evitar a invasão do perfil, roubo de senha, clonagem de WhatsApp, etc.
Os links a seguir explicam como ativar a verificação em 2 etapas e proteger sua conta contra a ação de crackers:
1) Passo a passo do Facebook: https://facebook.com/help/148233965247823
2) Passo a passo do Gmail / Android: https://support.google.com/accounts/answer/185839 e
3) Passo a passo do WhatsApp: https://faq.whatsapp.com/pt_br/android/26000021/
4) Passo a passo do Twitter: https://help.twitter.com/…/managi…/two-factor-authentication
Se encontrar mensagens de ódio ou que preguem a violência contra mulheres, #denuncie em nosso site. É fácil, rápido e anônimo: www.denuncie.org.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *