O TEATRO FOI PRESO HOJE

Artistas que apresentavam uma peça de teatro de rua, na Praça dos Andradas, na cidade de Santos, neste domingo, foram cercados por políciais que interromperam a apresentação e levaram um dos artistas para a delegacia. Além disso, os materiais da cenografia e equipamentos do grupo foram apreendidos, assim como celulares de pessoas que gravavam a abordagem violenta. O ator Caio Martinez Pacheco foi detido e empurrado à força para dentro da viatura, sem explicações ou apresentação de mandado de prisão.

Aparentemente, os policiais ficaram descontentes com o conteúdo da peça Blitz, da Trupe Olho da Rua, uma comédia de rua em que os abusos policiais são abordados e a pŕópria corporação é ridicularizada pelo uso costumeiro da violência. O fato é que se acharam no direito de acabar com a festa, e levar algemado um dos integrantes do grupo.

A violência deve merecer o repúdio de todas as organizações de defesa da liberdade de expressão e dos direitos humanos, com a denúncia formal dos policiais envolvidos. Infelizmente, o processo de desmonte do estado democrático, desencadeado pelo processo de impeachment, tem dado lugar a atos repressivos e ostensivos que fazem lembrar a perseguição e prisão de artistas do período militar.

A peça de teatro Blitz é apresentada com incentivo da Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paul, através do Programa de Ação Cultural – ProAC.

blitz.jpg

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *