Tributo à diversidade da alma

O Casarão Brasil – Associação LGBT e o Projeto “Freedom by the Law” de São Paulo realizarão em 30 de agosto, em comemoração ao Dia da Visibilidade Lésbica, o Evento “Tributo à Diversidade da Alma” que acontecerá das 9h às 18h, na Biblioteca Mário de Andrade, na Rua da Consolação, nº 94, próximo ao metrô do Anhangabaú, Centro de São Paulo.

O Dia da Visibilidade Lésbica é comemorado em 29 de Agosto, data em que ocorreu o primeiro Seminário Nacional de Lésbicas, Senale, no ano de 2006, no Brasil. É um dia dedicado ao debate e a dar maior visibilidade à Comunidade de lésbicas no País. Para comemorar a data convidamos Comunidades, Grupos e Entidades para o Evento: “Tributo à Diversidade da
Alma”. Essa troca de experiências, servirá de base para a criação de politicas públicas.

Acreditamos que o Brasil, por ser um País formado e construído por diferentes povos, credos e culturas deveria ter o respeito ao diferente como um hábito. Contudo, nos deparamos com inúmeros entraves sempre que buscamos, ao longo do tempo, alcançar a garantia dos Direitos da Diversidade.

Essa é uma luta de diversos Segmentos de nossa Sociedade, por isso contamos com a participação de representantes das Comunidades de: Imigrantes, Nordestinas, Ciganas, Quilombolas, Índias, Latina Americanas, Caribenhas, Africanas, Afegãs, Judias, Negras, Indianas e Orientais; além de mulheres Lésbicas, Transexuais, Assexuadas, CrossDressing, Intersexo, Anãs, Deficientes, Idosas, Autistas, Síndrome de Down, Doenças Raras, Sobreviventes da Ditadura, Moradoras de Rua, Plus Sizes e Presidiárias.

Seria impossível trazer todas as Comunidades; contudo, os Segmentos convidados já nos permitirão considerável troca de experiências e visibilidade aos Grupos, muitas vezes, esquecidos.

O Dia da Visibilidade Lésbica abordará diversos temas como a empregabilidade, o assédio moral, a discriminação no trabalho, o direito ao corpo, o atendimento médico, a transgenitalização, o Direito dos animais à vida e à proteção e o Meio Ambiente, a Discriminação e a Homofobia.

No Evento, será lançada a Campanha “Olhos de Ver e Direitos de Sentir”, cujos cartazes serão distribuídos em diferentes regiões da cidade de São Paulo, assim como nas estações do metrô e terminais de ônibus.

Apoio Institucional:

Biblioteca Mário de Andrade, Secretaria Municipal de Cultura, Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Conselho Regional de Psicologia de São Paulo, Católicas pelo Direito de Decidir, Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região, Gabinete da Deputada Leci Brandão, Gabinete do Vereador Floriano Pesaro, ONG Elas por Elas – Vozes e Ações das Mulheres, ONG VEDDAS – Vegetarianismo Ético, Defesa dos Animais e Sociedade, ONG Anis – Instituto de Bioética, Direitos Humanos e Gênero, Surya Brasil, Revista Via G, Revista Paulista e Coletivo Anacopunk Diversidade.

Confira o programa

Data: 30.8.2013

Local: Biblioteca Mário de Andrade – Rua da Consolação, nº 94, próximo ao Metrô Anhangabaú.

9h00 – Credenciamento

Mesa Trabalho: Emprego/Desemprego, Assédio Moral, Discriminação no Trabalho.

– Deputada Leci Brandão

Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo – ALESP

– Dra. Cláudia Patricia de Luna

ONG Elas por Elas – Vozes e Ações das Mulheres

– Adriana Costa Ferreira

IBM Brasil

Mesa Saúde: Direito ao Corpo, Atendimento Médico, Transgenitalização.

– Kátia Maria Barreto Souto

Coordenação-Geral de Apoio à Gestão Participativa e Controle Social – Ministério da Saúde.

– Valéria Melki Busin

Católicas pelo Direito de Decidir

– Marcia Regina Galvão

Psicopedagoga e Escritora, autora do Livro “Mentes que Aprendem”.

Mesa Sustentabilidade: Direitos dos Animais à Vida e à Proteção e Meio Ambiente.

– George Guimarães

Vegetarianismo Ético, Defesa dos Direitos Animais e Sociedade – VEDDAS.

– Márcio Moreira

Responsabilidade Social da Empresa Surya Brasil

Intervalo para Almoço (livre).

Lançamento da Campanha “Olhos de Ver e Direitos de Sentir”

– Dra. Iolanda Mendonça

Projeto “Freedom by the Law”

Mesa Discriminação: Novas Famílias, Depoimentos das Comunidades, Homofobia.

– Dra. Maria Cristina Reali Esposito

Conselheira de Desenvolvimento Sustentável do Município de São Paulo e Professora ESA Especialista em Direito Homoafetivo.

Depoimentos das Comunidades: Imigrante, Nordestina, Deficiente, Anã, Transexual, Cigana, Moradora de Rua, Presidiária, Idosa,
Assexuada, Intersexo, Lésbica, Quilombola, Autista, Síndrome de Dow, sobrevivente da Ditadura, Indiana, Latina Americana,
Caribenha, Africana, Afegã, Plus Size, Croiss Dressing, Doenças Raras, Negra, Índia, Oriental e Judia.

– Dra. Tatiana Lionço

Doutora em Psicologia, atualmente docente de graduação e mestrado em Psicologia no Centro Universitário de Brasília – UniCEUB,
trabalha com ênfase em Direitos Humanos e Direitos Sexuais e Reprodutivos.

Sorteio de brindes.

17h30 – Encerramento

Realização:

Casarão Brasil – Associação LGBT e Projeto “Freedom by the Law”.

Para inscrição: Enviar nome completo, número do RG e Telefone de contato para email: contato@casaraobrasil.org.br, Maiores informações: 011-3104-9251.

CONVITE-NOVO.jpg

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *