Mova-se pela educação!
É de se indignar, estar acorrentado e ver colegas na mesma condição, na Praça Sete, no centro nervoso de Belo Horizonte, capital das (independentes) Minas Gerais, na Praça da Repressão (antes da Liberdade), em vigília na assembleia legislativa, longe dos filhos, maridos e esposas, tendo suas vidas de cabeça pra baixo, sentindo privação de liberdade, de alimentação, sem poder tomar banho, muitas e muitas vezes, ameaçados, perseguidos, vigiados, com seus telefones grampeados, humilhados, tendo suas carreiras rebaixadas, destruídas, seus sonhos jogados na lata de lixo é de partir o coração do mais insensível dos seres humanos. Tudo isto para defender o que já fora conquistado, que é a lei federal 11.738, que estipula o pagamento do Piso Nacional da Educação, julgado constitucional pelo STF, em vigor desde 2008, prazo mais que suficiente para que os governantes colocassem a contabilidade em ordem, e se caso, não assim conseguissem, poderiam pedir uma ajudinha ao governo federal. Só que o Governo do Estado de Minas Gerais, em nome do Sr. Professor Antônio Anastasia, permanece fora da lei e não o faz, ao contrário, ameaça de demissão, tenta jogar os educadores e educadoras contra a sociedade utilizando a mídia e toda a sua máquina repressiva.
Mas ver estes mesmos educadores e educadoras, passando por tudo isto, mas gritando, pulando, indo para as ruas, mulheres ou homens, andando muito, no sol, sem protetor, jovens ou nem tanto, frente a frente com a tropa de choque da PM, braço armado do sistema, e mesmo assim, sem se intimidar, ahhh, isto é demais. É emocionante! Rostos marcados pela experiência, pela sabedoria de quem busca o melhor do outro, para que o outro mesmo, seja beneficiado.
Os professores que não aderiram a Greve, perdem, por não ter esta aula de civilidade, de cidadania, de companheirismo e, de educação. E quem está de fora, não pode ficar omisso nestas horas. Mesmo que você não seja atingido diretamente com esta Greve, pode ter certeza, as sequelas da educação, você já vem sentindo, na pele, e a muito tempo. Pare pra pensar, na sujeira das ruas, na falta de gentileza urbana, o trânsito, a falta de educação. Somos sim, responsáveis, por elegermos estes políticos e a sua política, nefasta, elitista e preconceituosa. Ver a educação chegar a estes níveis alarmantes de descaso e omissão, não é fácil.
Assista os vídeos da Greve, leia os blogs, utilize a mídia independente como esta, ou faça melhor, participe de alguma assembleia dos professores, converse com eles. Fiscalize não só a escola, mas procure saber sobre os políticos que você elegeu, qual a posição que eles estão tendo. E não esqueça que se estamos nesta situação, quem é muito responsável por esta situação é o Sr. Príncipe Aécio Neves, com seu marketing político, assinou o início do fim de nossa educação e o Sr. Anastasia está dando cabo na missão. É o projeto-político pessoal sobrepondo ao interesse social e coletivo.
Chega! Mova-se pela educação! O Brasil clama por uma educação melhor. Mova-se pela educação! Faça alguma coisa. Vá as ruas, seja por 10% do PIB para a Educação, 2% pra Cultura, pelo fim da Corrupção, fora Anastasia, fora Lacerda. Mova-se pela educação! Coloque seu bloco na rua, visite uma escola estadual, pergunte sobre os livros didáticos, sobre sala de informática, sobre a merenda. Pesquise, veja a real condição em que se encontra a educação em sua cidade, se você for de Minas, principalmente, participe!
Nelson Pombo Jr
Arte Educador e Multimidiativista
Fotos de Fernando oliveira