Rio+20: Aldeia da Paz deverá ser referência para alojamento

Foto: Aldeia da Paz 2011, Galeria Casarini na Estrada

As etapas que integram a preparação da chamada Cúpula dos Povos por Justiça Social e Ambiental ou Rio+20 dos Povos (nome ainda a ser definido) envolvem diferentes ações e atores pelo Brasil, para preparar esse evento, cuja programação está prevista para ser realizada entre 26 de maio e 10 de junho de 2012, na região do Aterro do Flamengo, no Rio de Janeiro, que fica a cerca de 40 km do encontro oficial no Rio Centro, na Barra da Tijuca (que acontecerá entre 4 e 6 de junho). Para receber a demanda de participantes dos mais variados lugares do planeta, o espaço batizado como ‘Aldeia da Paz’, localizada no Sítio das Pedras, no bairro Vargem Pequena, na zona Oeste carioca, deverá ser uma referência para acampamento e alojamento (este com 400 vagas).

O site para inscrições (http://www.aldeiadapaz.org) e mais informações sobre a infraestrutra do local está previsto para entrar no ar, no começo de novembro, segundo o consultor e ambientalista Thomas Enlazador, da coordenação da Aldeia da Paz e da Cúpula dos Povos. O custo, entre os dias 1º e 10 – período previsto para ocupação – terá valor popular. Na área, será permitida a entrada de pais, com filhos menores, sob suas responsabilidades. “Também manteremos espaço pedagógico, que será a Aldeinha da Paz”.

“O orçamento do projeto tem valor total estimado em R$ 2 mi, e estamos na fase de busca de apoio financeiro. Deverá ter um design sustentável, com sanitários secos, cozinha agroecológica, tratamento de resíduos, com compostagem e reciclagem com o trabalho de cooperativas locais, mercado de trocas e a implementação de uma moeda social”, disse ontem, ao Blog Cidadãos do Mundo, durante o 1º Seminário Estadual Rumo à Rio+20, realizado na Assembleia Legislativa de São Paulo, sob coordenação do Comitê Paulista da Sociedade Civil para a Rio+20.

Algumas das ações em curso para poder implementar as propostas são articulações que estão sendo feitas com produtores agroecológicos do Rio de Janeiro e da Associação Brasileira de Produtores Orgânicos. “A ideia é que fiquem responsáveis por todas as refeições a serem oferecidas a preços módicos na Aldeia da Paz”.

“Existirão algumas regras de convivência por lá, como não entrar com bebida alcoólica e nem comer carne. A alimentação será vegetariana e recomendaremos que as pessoas evitem fumar cigarros industrializados neste ambiente”, afirmou o consultor. Em maio do ano quem, deverá haver o treinamento de 150 agentes que irão trabalhar na Aldeia das Paz.
Enlazador disse que mais uma das metas é de que os povos indígenas possam compartilhar o mesmo espaço, que terá a proposta de convergências. “Já existe outra área destinada a eles, mas gostaríamos que estivessem conosco”.

Leia mais no Blog Cidadãos do Mundo – jornalista Sucena Shkrada Resk, sobre os bastidores para a Rio+20:
11/09/11 – Rio+20: pratiquem o exercício de reflexão e cidadania
07/08/11 – O que se fala sobre vulnerabilidade climática (parte 1)
28/07/11 – Atenção às nossas águas
22/07/11 – Alerta sobre o flagelo africano
30/06/11 – Nota: mobilização da sociedade para a Rio+20
06/06/11 – Bastidores do processo da Rio+20
20/02/11 – Rio além do +40: com certeza + 20 é uma redução da história
05/12/10 – Especial Fórum Social Pan-Amazônico – A luta só está no começo
25/08/10 – Bastidores Entremundos – Direto na fonte

Blog Cidadãos do Mundo – www.cidadaodomundo.blogse.com.br – www.twitter.com/SucenaSResk

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *