A Comissão de Legislação Participativa aprovou por unanimidade na quarta feita (31) a realização de audiência pública na Câmara dos Deputados sobre a censura da Folha contra o blog Falha de S. Paulo. O requerimento do deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS) prevê convites para representantes da Falha e da Folha falarem. Da Falha, Pimenta vai convidar os irmãos-criadores do blog – Mário e Lino Ito Bocchini. Da parte do jornal, serão chamados para explicar a censura publicamente Otavio Frias Filho (vulgo Otavinho, dono do jornal), Sérgio Dávila (editor-executivo), Taís Gasparian (advogada-censora da Folha) e Vinícius Mota (secretário de redação). “Vamos também convidar a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), a FENAJ (Federação Nacional dos Jornalistas) e outras entidades para participarem dessa audiência”, discursou Pimenta. “É grave, além da censura o jornal pede dinheiro aos irmãos”, completou.
O deputado Edivaldo Holanda Jr. (PTC-MA), que presidiu a sessão, parabenizou o deputado pela iniciativa, e sugeriu: “vamos convocar a CNJ (Conselho Nacional de Justiça) para participar também, já que esse é um assunto que está nos tribunais”. O deputado federal Fernando Ferro (PT-PE) também se pronunciou na aprovação. “Esse processo de censura revela a intolerância da Folha e como eles dizem defender a liberdade de expressão, mas quando chega na hora deles, não resistem ao desejo de censurar. E olha que o humor, a paródia, até tornam a política até mais suportável”.
“Esse processo de censura revela a intolerância da Folha e como eles dizem defender a liberdade de expressão, mas quando chega na hora deles, não resistem ao desejo de censurar”
Nos próximos dias será marcada a data da audiência, que acontecerá no Congresso Nacional. E, claro, fica a dúvida: quase um ano após cometer um ato inédito de censura no Brasil –que pode abrir uma jurisprudência terrível para toda a internet brasileira–, será que a Folha pela primeira vez terá coragem de colocar uma pessoa para defender sua posição abertamente? De nossa parte estaremos lá, como sempre mostrando a cara, defendendo a mesma posição que defendemos desde o primeiro dia, e prontos pra debater seja com dono do jornal ou com quem for.