Foto: Arquivo III Marcha/ Jesus Carlos
Pesquisadores envolvidos em estudos sobre negros reúnem-se no Instituto de Estudos da Linguagem da Unicamp entre os dias 21 e 23 de novembro para o 2º Seminário de Pesquisas e Estudos Negros na Unicamp.
De acordo com Kassandra Muniz, uma das organizadoras, o evento tem como objetivo principal congregar pessoas negras e não-negras que trabalhem com temas de interesse direto da população afro-descendente no Brasil, para debater assuntos acadêmicos e demais questões relacionadas ao exercício da pesquisa na área.
O seminário, sob organização do Núcleo de Estudos Negros (NEN) da Unicamp, será importante para dar visibilidade às iniciativas existentes na academia, na opinião de Kassandra. Ela acrescenta que mais de 80 trabalhos foram inscritos e revela um dado surpreendente: “Apesar de termos pensado em congregar estudos realizados no Estado de SP, já recebemos inscrições do Mato Grosso, de Minas Gerais e do Rio de Janeiro”.
Outra justificativa para a realização do seminário é a iniciativa do governo brasileiro em firmar parceiras com países de população predominantemente negra.
Na segunda edição, os organizadores pretendem dar continuidade às discussões do 1º seminário, que contou com 39 apresentações de pesquisas e a participação de entidades como UFSCar, Unicamp, Unemat, Unesp, UnB, UFRJ, Casa Laudelina-Campinas, USP e Memória e Identidade:Promoção da Igualdade na Diversidade (MIPID), além de professores da rede de ensino público municipal e estadual.
As inscrições podem ser feitas no site http://www.unicamp.br/~nen/, e no local do evento.
(Agência Unicamp)