O mundo mágico de reciclar

Todos nós sabemos que a produção crescente do lixo e os problemas decorrentes da ausência de solução sanitária para o seu processamento têm contribuído muito para o agravamento das condições ambientais, seja nas áreas urbanas ou rurais, refletindo, negativamente, na saúde pública e na qualidade de vida da população.
Com base nisso vimos a necessidade de iniciar um processo de sensibilização dos futuros cidadãos. Sendo assim projetamos uma oficina com o intuito de orientar as pessoas ali presentes, de como cuidar adequadamente do lixo. Já que diariamente em todos os lugares, são despejados milhares de toneladas de lixo, sem os mínimos cuidados.
Abordar essa questão não é uma tarefa muito fácil, pois inúmeras são as dificuldades. Mas, se cada um fazer a sua parte, nós conseguiremos, além do mais, o professor deve sempre buscar desenvolver uma programação de educação ambiental que envolva à todos (alunos, funcionários, pais, amigos, comunidades e etc).
Para despertar o interesse dos alunos, utilizamos uma ferramenta importantíssima. A música, com as oficinas eles conseguiram além de aprenderem a importância da utilização sustentáveis dos recursos naturais, desenvolveram também outra técnica, de fazer seus próprios instrumentos musicais.
Além de apresentarmos técnicas de reciclagem e artesanatos aos funcionários, pais e a comunidade. Com certeza, essa iniciativa contribuiu de forma efetiva na realidade local de modo a minimizar os graves problemas relacionados com o lixo.
Por fim, posso dizer que fiquei muito contente com o desenvolvimento do nosso trabalho, já que o objetivo principal da nossa oficina foi alcançado de uma forma geral, pois pudemos mostrar milhões de idéias que pode sair do lixo, e ainda semeamos um novo pensamento sobre ecologia em cada um dos participantes. Valeu a pena.

One thought on “O mundo mágico de reciclar

  1. O mundo mágico de reciclar
    Demonstra uma realidade que devemos ter no nosso dia-a-dia. Pois devemos nos preocupar com o mundo que vamos deixar para as futuras gerações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *