“Caminhar separados, golpear juntos”

A proposta do representante do Escritório Paulista da Associação Mundial das Rádios Comunitárias e Cidadãs, Sérgio Gomes, foi feita durante o painel “Mídias livres, populares e comunitárias”, que deu início aos trabalhos deste sábado, 20, do I Encontro Paulista pela Democratização da Comunicação e da Cultura.

A ação da Amarc, afirmou ele, se dá sobretudo por meio de “mesas de trabalho”, que permitem às pessoas diversas atuarem conjuntamente para resolver um problema específico. “A idéia é caminhar separados e golpear juntos”, resumiu. Na sua opinião, a linha de ação serve à diversidade política brasileira. “A unidade orgânica pode existir ou não, mas a unidade na luta é não só possível, como necessária”, afirmou.

Nesse esforço, Gomes propõe ainda que, em vez de se elaborar uma complexa estratégia de ação, apostem-se nas inúmeras alternativas que possam contribuir para transformar o presente e construir um futuro diferente, rumo à democratização. “Em vez do punho cerrado, eu proponho a mão estendida, chamando quem mais queira vir”,
ilustrou.

Ele defendeu ainda que, para ser efetiva, essa luta deve se aproximar das necessidades concretas da população. “É preciso baixar o centro de gravidade”, ponderou. Com esse norte, acredita, é possível trabalhar por um propósito de interesse popular genuíno.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *