Abril compra Fernando Chinaglia e monopoliza bancas

Acabo de receber um telefonema da Revista Imprensacom o objetivo de repercutir a
aquisição da Fernando Chinaglia pela Dinap, empresa de distribuição de revistas da Editora
Abril. Quase caí da cadeira.

Isso foi divulgado na quinta-feira, 11, em circular interna da Chinaglia
segundo a Revista Imprensa. No mesmo dia 11, a Abril soltou nota
sobre o
tema. Classifico essa notícia como a pior para o mercado editorial nos
últimos anos. É ruim para todos os outros editores que disputam as bancas
com a empresa dos Civita e péssima para a liberdade de informação.

Querem um exemplo? Fórum sempre criticou Veja. Vai continuar a fazê-lo,
porque Veja não vai deixar de fazer o jornalismo golpista que a caracteriza.
O que você acha que vai acontecer com a Fórum com a compra da Chinaglia pela
Dinap? Fórum corre risco de não ser mais distribuída em bancas de todo o Brasil. Outras publicações passam pelo mesmo tipo de situação. Algo precisa ser feito urgentemente. As bancas de jornais não podem virar um monopólio de uma única editora. Ainda mais da Abril, comprometida até a alma com a concentração midiática e o golpismo.

Já entramos em contato com a assessoria de imprensa do Conselho
Administrativo de Defesa Econômica (Cade), que nos disse que o processo
passa primeiro pela Secretaria de Direito Econômico do Ministério da
Justiça. E aí ministro Tarso Genro, isso pode? Uma única empresa tem o
direito de controlar a distribuição de informação em pontos de venda?

Convoco a todos a repassar essa noticia para o maior número possível de
colegas e militantes da democratização das comunicações. É preciso iniciar
um movimento contra essa ameaça de monopólio já, antes que se torne um fato
consumado.

4 thoughts on “Abril compra Fernando Chinaglia e monopoliza bancas

  1. Abril compra Fernando Chinaglia e monopoliza bancas
    Bom dia sou distribuidor da Fernando chinaglia na cidade de Concordia -SC e atendo as cidades vizinhas que a Editora Abril nega distribuiçao para eles dizendo que o motivo é poucos abitantes, me diga se isso não é um erro, a Abril não está preocupada nem um pouco com esses leitores, eles não querem atender os mesmos porque não a muita população nessas pequenas cidades do interior, e voçes vao deixar eles monopolizar tudo isso ? Acredito que atingira de uma forma o alnafabetismo e a ignorancia para essas pessoas que dependem das revistas para estar informado com o mundo.
    E sem contar que eles farao um enxugamento e deixarão muitas familhas sem emprego emcluzive a minha, que estamos nesse ramo a mais de 20 anos trabalhando com Fernando Chinaglia.

    JAISON LOCATELLI
    CONCÓRDIA SC

    1. Abril compra Fernando Chinaglia e monopoliza bancas
      Caro Amigo
      Sou jornaleiro na cidade de Santos, Realmente Monopólios, não, são bons para ninguem, nem para nós Jornaleiros, e nem para o pais, Mas a julgar pela forma como a Fernando chinaglia trabalha, pelo menos em Santos, deicha muito a desejar, ou seja se tivesse que dar uma nota de zero a dez, seria 2, somente por distribuir, pois outros Itens como, Comprometimento com o cliente, Comprometimento com Jornaleiros, e Funcionalidade a nota é 0, Já no caso da Abril, no caso de Santos o Serviço é Terciarisado, e temos um melhor respaldo, tambem não é o ideal, mas e bem melhor, Voltando a essa compra, Tambem sou totalmente contrario, pois esse monopolio, alem ser prejudicial, aos orgãos de imprensa, podera causar o fechamento de varias bancas, Uma vez que os critérios hoje adotados pelas distribuidoras para entramos neste mercado, São Leonios, e Por não haver mais concorrentes ou seja so ha duas distribuidoras, temos que Nos curvar as mais absurdas das exigêcias, tais como dar cheque em branco, para obter-mos cota para trabalho.
      Um Abraço
      souzaradar@hotmail.com

  2. Abril compra Fernando Chinaglia e monopoliza bancas
    Esta notícia da compra da Chinaglia pela Dinap é o fim da picada e das esperanças dos editores regionais, como eu. Muitas revistas regionais, por este Brasil fora têm qualidade e focos interessantes e não vão para bancas de suas respectivas regionais ou para todo o Brasil, porque as grandes editoras, principalmente a Abril, boicota. Nossa esperança ainda era a Chinaglia, mais flexível com as regionais, as nanicas.
    Eu tenho uma publicação voltado para agropecuária e o agronegócio de ótima qualidade – Cerrado Rural Agronegócios -. voltada para os cerrados do Norte e Nordeste do Brasil – alvos das atenções do Brasil e do mundo – porém tive duas decepções com distribuidores regionais da Dinap e, de certa forma, da Chinaglia. Boicotam mesmo, fazem até distribuidores e bancas esconder nossos produtos. Um dos motivos: proporcionalmente, as regionais, em suas regiões, têm tiragem e vendas superiores as de grande circulação.
    A nossa por exemplo é que mais circula na nossa região de cobertura jornalística, mas até que Globo Rural, Dinheiro Rural, etc., justamente porque está mais próxima da realidade local, regional.
    Protesto, vamos protestar. Mas é preciso a união dos editores regionais, numa associação nacional da categoria para enfrentar este monpólio.

    Atenciosamente,
    Antônio Oliveira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *