Sob a saudação dos Taikos

Foto: Fabiano P. Silva

Na manhã desta quinta-feira abriu-se oficialmente a bateria de debates acerca da educação: protagonismo na diversidade, tema central do Fórum Mundial de Educação Alto Tietê. Nesta manhã aconteceu uma mesa acerca das práticas em educação: os cenários da diversidade, na tenda localizada ao lado do ginásio de esportes municipal, em Mogi das Cruzes.

A mesa foi aberta com uma apresentação cultural do grupo Yamabuki, da cidade de Suzano. O grupo trouxe elementos da cultura japonesa, representados através do Taiko (tambor japonês). O tambor é um instrumento da tradição milenar no Japão. O Taiko era utilizado de várias formas pelos antepassados japoneses. Era um instrumento de comunicação entre as tribos, já que as batidas podiam ser ouvidas num raio de 10/km. As batidas e a pulsação do som que emana dos instrumentos era usado para encorajamento dos guerreiros japoneses – o Japão tem em sua história uma tradição guerreira bem expressiva. O Taiko foi considerado sagrado também, pois na tradição se acreditava que ele poderia ser um instrumento de comunicação entre os humanos e os seres superiores.

Segundo Oscar Yukio Hayashi, responsável pelo grupo, “o Taiko é uma das artes mais importantes do Japão, pois o tambor tem um significado muito especial, ele era tão especial que chegava a ser guardado em templos religiosos”. As vibrações tem o poder mítico de atrair energias positivas e de atingir a alma e o coração dos ouvintes, salienta Hayashi.
Atualmente o Taiko é utilizado para cerimônias religiosas, para a celebração da colheita do arroz, em comemorações e abertura de eventos.

Assim como o Taiko era utilizado na tradição milenar, para encorajamento dos guerreiros japoneses, ele foi levado ao fórum para encorajar os participantes, a fim de que se sintam afetados por esse espírito de luta e de coragem para constatar, refletir e propor mundanças no nosso modelo educacional, que carece de intervenções mais libertadoras e democráticas.

One thought on “Sob a saudação dos Taikos

  1. Sob a saudação dos Taikos
    Complemento ao texto original:

    Filosofia do Grupo “Yamabuki”

    ” YAMABUKI eh a denominacao de uma pequena flor originaria do Japao.
    O amarelo ouro, que envolve suas pequenas petalas aglomeradas entre si refletem a importancia do trabalho em equipe.
    Inspirando-se na ‘Luz Dourada’ , a pratica do taiko tem o proposito de trabalhar o corpo, mente e alma, atraves da perseveranca e dedicacao aos treinos, sendo esta, estendida `a conduta diaria de cada um.

    Oscar Yukio Hayashi e Aoi
    Responsaveis pelo grupo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *