Foto: Equipe do Instituto Paulo Freire
A Marcha de Abertura do Fórum Mundial da Educação, realizada hoje em Mogi das Cruzes, reuniu escolas de diversas cidades e deu seu exemplo na educação para a diversidade.
A caminhada seguiu da Praça Oswaldo Cruz em direção ao Ginásio Municipal de Esportes de Mogi das Cruzes, e contou com apresentações artísticas das diversas escolas presentes.
Entre as apresentações feitas durante a marcha está incluída uma música produzida especialmente para o Fórum pelos alunos da Escola Municipal Mario Portes e a professora Simone Teodoro, responsável pela letra; e a apresentação da banda dos alunos da Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental Botyra Camorin Gatti, da Apae de Mogi das Cruzes.
A marcha contou ainda com a participação de mamulengros que simbolizavam a cultura regional do Brasil (Pong) e crianças vestidas de índio (CEIC Curumim).
Para garantir a segurança do evento, policiais foram designados para acompanhar a marcha e os Amigos do Trânsito ajudaram no controle do tráfego enquanto alunos do Colégio Marechal Rondom distribuíam folhetos com dicas de segurança no trânsito.
A chegada ao Ginásio foi marcada por mais apresentações artísticas das escolas presentes, que chamavam a atenção do público para a diversidade e a cultura.
Apesar do cancelamento de uma das atividades durante a marcha, o clima era de integração, alegria e entusiasmo.
Nas palavras da professora Cíntia Arouca, da Escola Municipal Professora Cynira Oliveira de Castro, “foi um momento de reflexão sobre a educação, o mundo, e nosso papel como cidadãos e educadores na contribuição para um mundo melhor”.