A marcha de abertura do II Fórum Social Nordestino, nesta quinta-feira (2/8), teve a diversidade como sua maior expressão. Com o tema “Por um outro modelo de desenvolvimento para o Nordeste”, delegações vindas dos 9 Estados que compõem a região Nordeste participaram com manifestações artísticas e reivindicações que dizem respeito às lutas dos movimentos sociais
Foram mais de duas mil pessoas de diversas entidades mais aqueles que se incorporaram e fizeram da marcha, que partiu do Campo Grande até a Praça Castro Alves, um grande exemplo de pluralismo e superação das desigualdades.
As pessoas foram chegando aos poucos. Idosos, adultos, jovens, crianças, gente dos mais diversos segmentos sociais: trabalhadores do campo e da cidade, associações de mulheres, bandeiras contra o racismo e pelo meio ambiente.
As dificuldades do Nordeste, região com os piores índices sociais e econômicos, foram estampadas ao longo do trajeto. Uma imensa carranca, tradicional símbolo dos ribeirinhos do São Francisco, levada por um dos carros, derramava uma correnteza de manifestantes, que saiu do Campo Grande em direção à praça Municipal. O Velho Chico tomou as ruas do Centro de Salvador.
Outras questões, como o projeto nuclear, a falta de investimento no campo e a violência nos centros urbanos enriqueceram o ato.
O evento, que vai até domingo nos Campos da UFBA, UNEB e também no ginásio do Balbininho, conta com seminários, conferências e manifestações de matizes diversas. O evento, que vai até domingo nos Campos da UFBA, UNEB e também no ginásio do Balbininho, conta com seminários, conferências e manifestações de matizes diversas. No www.forumsocialnordestino.com.br datas e horários de todas as atividades.
IAPAZ
Entre tantas ações previstas na programação do Fórum, está a oficina apresentada pelo IAPAZ (Instituto de Estudo e Ação pela Paz com Justiça Social), presidido pelo deputado Álvaro Gomes (PCdoB), em parceria com o Sindicato dos Bancários da Bahia. Com o tema Políticas sociais e cidadania, a oficina está marcada para amanhã (4), 9h, na UFBA, sala 103, do PAF 2, em Ondina.
Programação do dia 3/8 (sexta)
8h às 20h – credenciamento
9h às 13h – oficinas e seminários
13h às 15h20 – Apresentações artísticas
16h às 17h20 – 1ª Conferência- Tema: Desenvolvimento no Nordeste: Democrático, solidário, socialmente justo e ambientalmente sustentável.
Local: Ginásio Antônio Balbino
De Salvador,
Fernando Udo e Dante Matisse
Diversidade abre II FSN em Salvador
Venho parabenizar o Sr. Fernando Udo, por seu artigo muito bem escrito.