Começa nesta quinta-feira (2), na cidade de Salvador (BA), o II Fórum Social Nordestino – FSNE, com previsão de reunir cerca de 10 mil pessoas na capital Baiana até o próximo domingo. Conferências, seminários, oficinas e reuniões de articulação movimentarão o encontro que vem se consolidando como um dos mais importantes eventos da agenda social do Nordeste. Na área da comunicação, alguns eventos já estão confirmados na programação.
As conferências centrais, pautadas a partir dos seis eixos temáticos do Fórum, acontecem nos dias 2 e 3, no Ginásio Antônio Balbino (Balbininho), a partir das 16h. Embora a comunicação esteja de alguma forma presente nos diversos eixos temáticos, o tema está mais diretamente pautado no eixo 4: “Pela construção de estruturas políticas democráticas com participação da população nas decisões, controle social sobre os governos e democratização da comunicação”. Na conferência deste eixo, de título “Os direitos universais, a democratização do Estado, do poder e do conhecimento” (sexta, dia 3, a partir das 17h40), o professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Edgar Rebouças, aborda temas como o direito humano à comunicação, o modelo democrático de radiodifusão, a inclusão digital e o controle social da políticas publicas de comunicação.
Segundo a programação divulgada pela comissão organizadora do II FSNE no site do encontro (www.forumsocialnordestino.org.br), outras três atividades irão tratar diretamente de questões ligadas à comunicação. Na sexta-feira (3), o seminário “Uma outra política de radiodifusão comunitária é necessária e possível” acontece no auditório da Faculdade de Comunicação da Ufba (Campus Ondina). No mesmo dia, no anfiteatro da Faculdade de Biologia, será debatido o tema “Gênero, política, rádio e TICS: Novos desafios para os movimentos sociais”. Na manhã seguinte (sábado, dia 4), será a vez do seminário “Rumo à Conferência Nacional de Comunicação”, no auditório da Facom/Ufba. Todos os seminários têm início às 9h.
Além dos debates previstos nas conferências e nos seminários, também será realizada uma reunião de articulação aberta à participação de pessoas e entidades interessados na discussão sobre as concessões públicas de rádio e televisão. O encontro, organizado pelo Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação Social, acontece no domingo às 9h, em local ainda a ser definido pela comissão organizadora do II FSNE.
Veja as atividades que vão discutir comunicação no FSNE:
3 de agosto
Conferência “Os direitos universais, a democratização do Estado, do poder e do conhecimento”
A partir das 17h40 – Ginásio Antônio Balbino
Seminário “Uma outra política de radiodifusão comunitária é necessária e possível”
9h – Auditório da Faculdade de Comunicação da Ufba (Campus Ondina)
Debate “Gênero, política, rádio e TICS: Novos desafios para os movimentos sociais”
9h – Faculdade de Biologia
Oficina Projeto Mulheres: a mídia e a mercantilização dos corpos femininos na contemporaneidade
9h – Sala 111 do PAF 1 – UFBA/Ondina
Proponentes: CEAJ, CEM, Artelaria Produções
4 de agosto
Seminário “Rumo à Conferência Nacional de Comunicação”
9h – Auditório da Facom/Ufba
Proponente: FNDC
Oficina “Inclusão social + inclusão digital – como o movimento social poderá interagir com o movimento software livre para a discussão de projetos e políticas públicas”
9h – Sala 1 da Faculdade de Comunicação – UFBA/Ondina
Proponentes: ELO, ABONG, Mestrado de Políticas Sociais e Cidadania/UCSAL, SASOP
Oficina “Comunicação como direito humano e utilização de seus instrumentos como intervenção social”
9h – Sala 2 da Faculdade de Comunicação – UFBA/Ondina
Proponentes: CCJ, Escola de Formação Quilombo dos Palmares, RJNE
5 de agosto
Reunião aberta à participação de pessoas e entidades interessados na discussão sobre as concessões públicas de rádio e televisão
9h – local ainda a ser definido pela comissão organizadora do II FSNE
Proponente: Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação Social
Confira programação completa do evento no portal do FSNE. Aqui.