Página inicial > documentos > Ciranda.net > Fórum Mundial de Educação Alto Tietê > Trabalhando a auto-estima dos povos africanos na diáspora

Trabalhando a auto-estima dos povos africanos na diáspora

sábado 15 de setembro de 2007, por Fernandinha,

Lúcia Regina: Sou professora de ensino fundamental, formada em Superior Normal Pec-Usp.

Enquanto mulher, mãe e negra sempre senti a necessidade de pesquisar sobre a história dos negros e do Continente Africano , tanto para atender meus anseios, como da minha família e também dos alunos.

Há seis anos por conta das pesquisas produzo bonecas de pano negras e também trabalho as relações étnicas dentro de sala de aula.

As oficinas de bonecas iniciei dentro da sala de aula com meus alunos, e percebi a felicidade deles em produzí-las e a importância desse tipo de arte na sua formação.

Depois, em encontros municipais de educação, através de relatos de prática, ensinava aos educadores a fazerem bonecas para que eles pudessem trabalhar com seus alunos.

JPEG - 43.4 KB

Desde então, venho realizando oficinas e expondo as bonecas, e através de muitos contatos tive a oportunidade de ser convidada a divulgar meu trabalho através de exposições em congressos, seminários, conferências e outros.

Acreditando poder contruibuir com a formação de cidadãos dignos, com auto-estima elevada, sabendo conviver com as diferenças e buscando uma socidade mais justa, igualitária e sem preconceitos, sigo com meus ideiais.

Esse é o relato da educadora Lúcia Regina que espois seu trabalho na feirinha da UMC (Makena- Bonecas de pano negras, feitas por ela e pela Negafulô.

JPEG - 74.3 KB
JPEG - 118.2 KB
JPEG - 126.6 KB
JPEG - 119.6 KB
JPEG - 123 KB
JPEG - 52.6 KB
JPEG - 121.1 KB



Ver online : Bonecas Makena

Portfólio