Página inicial > FSM > FSM 2012/2013 > Tunisia 2013 > Solidariedade à Palestina encerra FSM

Solidariedade à Palestina encerra FSM

sábado 30 de março de 2013, por Terezinha Vicente ,

Vermelho, preto e branco coloriram a avenida... A bandeira palestina encheu as ruas do centro de Tunis, expressa das mais diversas formas, assim como a solidariedade de gente de todo mundo a um povo que vem sendo massacrado há mais de meio século sem razão.

Hoje, dia 30 de março é o Dia da Terra para os palestinos, que ficam cada dia com menos território. Foi o dia do encerramento deste FSM da Primavera Árabe e a luta contra o apartheid que está sendo imposto a este bravo povo uniu todas forças políticas presentes, ainda que suas divergências parecem às vezes muito grandes. Sim, o Fórum revelou diferenças, disputas, que as vezes quase chegavam às vias de fato, como a disputa do Marrocos com o povo Saharauí, ou entre os sírios partidários de Bashar Al Assad e aqueles que lutam para o derrubar. E as bandeiras são todas parecidas, algumas distinguem-se de outras pelo número de estrelas, ou pela ordem das mesmas cores nas bandeiras.

Claro que cada grupo deve ter sua visão em relação à Palestina, mas ninguém pode concordar com a maior violência histórica presente no mundo de hoje - a usurpação das terras palestinas pelos sionistas, a violência contra os direitos de um povo que se encontra espalhado pelo mundo, milhares vivendo em condições subhumanas nos campos de refugiados e que tem o direito de retornar a seu país. Por isso, o final do FSM na Tunísia, um fórum que escolheu como principal tema a Dignidade, não poderia ter sido melhor: uma grande marcha de solidariedade política ao povo da Palestina, que andou da Praça da revolução tunesiana até o Consulado palestino, veja algumas imagens.

Portfólio