Página inicial > documentos > Parcerias/Partnerships > WSF FSM > SP cria seu Fórum Social

SP cria seu Fórum Social

terça-feira 16 de novembro de 2010, por Sucena Shkrada Resk,

Foto: Marcia Brasileira

São Paulo se insere oficialmente na agenda local do Fórum Social Mundial, com o lançamento do Fórum Social de São Paulo , ocorrido no último dia 9 de novembro. A iniciativa, que reúne diferentes movimentos e entidades do terceiro setor na ’região metropolitana", tem o objetivo de organizar as ações da sociedade civil para potencializá-las. De acordo com os organizadores, o primeiro grande encontro está programado para maio de 2011. Até lá, está agendada uma série de reuniões de grupos de trabalhos (abertos a novas adesões), desde a área de comunicação à ambiental.

Ao ouvir as falas dos representantes de iniciativas socioambientais, que se manifestaram, na terça-feira, foi possível perceber nas entrelinhas, a necessidade de inclusão no que se refere à gênero, raça, condições socioeconômicas, socioambientais e, acima de tudo, quanto à visibilidade de projetos já existentes mas, muitas vezes, desconhecidos da população.
A ambientalista Nina Orlow, por exemplo, expôs a proposta de um diálogo efetivo sobre Educação Ambiental em São Paulo, que teve um primeiro painel sistematizado , reunindo sociedade, governo e academia, no dia 12, sob organização dos GTs de Meio Ambiente e de Educação, da Rede Nossa São Paulo.

Uma integrante da Agenda 21 do Centro contou que na região, cidadãos se articulam pela igualdade social. "Atualmente, nos encontramos no segundo passo do processo de nossa agenda, que está no quarto ano", disse.

No bairro de Bela Vista, a Rede Social que leva o mesmo nome, se mobiliza para o resgate do Bixiga, com o mote ’2014’, ao fazer uma conotação à Copa do Mundo.

Enfim, o que é possível avaliar preliminarmente, é que o desafio imposto é de se difundir o conceito do bem coletivo, para que haja, de fato, a consolidação de uma rede social, na qual antigos e novos atores possam construir planos de curto a longo prazo, que contagiem as novas gerações. E São Paulo é um universo gigantesco de paradoxos a serem superados.

Fonte: Blog Cidadãos do Mundo - jornalista Sucena Shkrada Resk - www.twitter.com/SucenaSResk

Mais sobre: Fórum Social São Paulo


Ver online : Blog Cidadãos do Mundo