Página inicial > FSM WSF 2016 > Fórum Social Temático começa nesta terça, 19, em Porto Alegre

Fórum Social Temático começa nesta terça, 19, em Porto Alegre

domingo 17 de janeiro de 2016, por Lúcia Rodrigues,

Organizações denunciam que palestinos foram impedidos por Israel de vir para o evento

Porto Alegre recebe nesta terça, 19, ativistas de todas as partes do mundo para o Fórum Social Temático, que acontece na cidade até sábado, 23. Com o tema “Paz, Democracia e Direitos dos Povos e do Planeta”, o evento marca os 15 anos do Fórum Social Mundial, que começou no município no início dos anos 2000 e ao longo de uma década e meia percorreu diversos países, como Venezuela, Tunísia, Senegal, Quênia e Índia.

A edição deste ano na capital gaúcha é preparatória para o Fórum Social Mundial que acontece em agosto, em Montreal, no Canadá. Será a primeira vez que o Fórum Social será realizado em um país do primeiro mundo. A decisão foi tomada durante o evento do ano passado em Tunis, quando ativistas canadenses lançaram o nome da cidade para sediar o encontro.

O Fórum Social Temático de Porto Alegre contará com nomes de peso como os do juiz espanhol Baltasar Garzón, que decretou a prisão do ditador chileno Augusto Pinochet, e sociólogo português Boaventura de Sousa Santos. Garzón debaterá direitos humanos e Boaventura será o responsável por abrir o Fórum de Educação Popular, que ocorre na Câmara Municipal. Também são aguardados os ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Pepe Mujica, a presidente Dilma Rousseff e o sociólogo espanhol Manuel Castells, autor do livro Sociedade em Rede.