Página inicial > documentos > Ciranda.net > Fórum Mundial de Educação Alto Tietê > Eucalíptos não fazem florestas

Eucalíptos não fazem florestas

sexta-feira 21 de setembro de 2007, por ,

Foto: CMI

Cerca de 250 manifestantes marcaram presença na abertura da Feira do Verde nesta terça-feira (18), no Parque da Pedra da Cebola, em Vitória/ES, em protesto contra a participação das empresas poluidoras do Estado num dos maiores eventos de educação ambiental. Os policiais chegaram a tentar impedir a entrada dos manifestantes, mas fantasiados/as de eucaliptos, eles e elas conseguiram garantir o direito de protestar contra as patrocinadoras da feira.

Aos gritos de protestos e munidos de faixas com frases como "Diga não ao deserto verde", "Eucaliptos não fazem florestas" e "Aracruz Celulose $ustentável só para políticos",além da distribuição de informativos em frente aos estandes da Aracruz Celulose, Arcelor Mittal, Petrobras, Companhia Vale do Rio Doce (CVRD) e da própria prefeitura de Vitória, a manifestação tinha como objetivo denunciar os abusos destas empresas.Os/as manifestantes formaram um mar de eucalipto, que avançava ao som do tambor em direção à área da feira. A abertura do evento, que contou com a presença de políticos capixabas, teve que ser cancelada, e nem a banda da Polícia Militar resistiu aos protestos.

Para a Brigada Indígena, que organiza o ato contra a "Farsa do Verde" há três anos, o movimento é um protesto contra o modelo de desenvolvimento imposto no Estado, que acaba com os recursos naturais. Não é contra uma empresa ou outra, e sim contra este modelo, que oprime a população, ao invés de gerar o desenvolvimento consciente aos capixabas.