Página inicial > Ciranda Mundi > Encontro em Belo Horizonte celebra Cuba e mobiliza solidariedade

Encontro em Belo Horizonte celebra Cuba e mobiliza solidariedade

quarta-feira 14 de junho de 2017, por Redação Ciranda ,

A XXIII Convenção Nacional de Solidariedade a Cuba tem início nesta quinta-feira (15) e vai até sábado, incluindo debates e manifestações.

A Associação Cultural José Marti de Minas Gerais (ACJMMG) e o Movimento Brasileiro de Solidariedade a Cuba promovem, de 15 a 17 de junho, em Belo Horizonte., a XXIII Convenção Nacional de Solidariedade a Cuba

Organizações de diversas regiões do Brasil se juntaram para realizar a jornada que presta homenagens a Fidel Castro Ruz e a Ernesto Che Guevara - por ocasião do 50º ano de seu assassinato, por entender que o cerco a Cuba se mantém implacável e a resistência do povo cubando depende da solidariedade internacional, e em particular do Brasil e América Latina.

As organizações se declaram "conscientes de que sobre Cuba ainda se mantém um bloqueio econômico, financeiro e comercial genocida, a base naval em Guantánamo permanece ilegalmente ocupada e subsistem ações subversivas contra o território cubano por parte dos Estados Unidos da América".

A convenção tratará desse cerco e dessa resistência, levantando a palavra de ordem "Nenhum Direito a Menos" e buscando o engajamento das forças democráticas e populares, os partidos, os movimentos sociais e sindicais brasileiros, na solidariedade e amizade a Cuba socialista.

A convocatória do evento faz referêcia também aos 100 anos da Revolução Russa, e recorda as palavras de Fidel Castro: "As bombas podem matar os famintos, os doentes, os ignorantes, mas não podem matar a fome, as doenças, a ignorância".

Confira a programação


Ver online : XXIII CNSC