Página inicial > FSM > FSM 2010 WSF > Eixos do FSM

Eixos do FSM

terça-feira 4 de janeiro de 2011, por Rita Freire,

Todas as versões desta matéria: [English] [Esperanto] [Español] [français] [Português do Brasil]

Com símbolos Adinkra (antigo sistema de escrita do Oeste africano)

GIF - 1.5 KB
BI NKA BI
"Ninguém deve morder ninguém."
Símbolo de paz e harmonia. Este símbolo adverte contra provocação e briga. A imagem representa dois peixes, cada um mordendo a cauda do outro.

Eixo 1: Dignidade, diversidade ...Por uma sociedade humana fundada sobre princípios e valores comuns de dignidade, diversidade, justiça, igualdade entre todos os seres humanos, independentemente dos gêneros, culturas, idade, deficiências, crenças religiosas, condições de saúde, e pela eliminação de todas as formas de opressão e discriminação baseadas no racismo, xenofobia, sistema de castas, orientação sexual e outros.

GIF - 4.3 KB
ASASE YE DURU
"A importância da Terra"
Símbolo da providência e divindade da Mãe Terra.
Este símbolo representa a importância da Terra na manutenção da vida.

Eixo 2: Justiça Ambiental ... Por uma justiça ambiental e por um acesso universal e sustentável da humanidade aos bens comuns, pela preservação do planeta como fonte de vida, especialmente da terra, da água, das sementes, das florestas, das fontes renováveis de energia e da biodiversidade, garantindo os direitos dos Povos Indígenas, originários, tradicionais, autóctones, nativos, sem estado, quilombolas e ribeirinhos sobre seus territórios, recursos, línguas, culturas, identidades e saberes.

GIF - 1.5 KB
AKOKO NAN
"A perna da galinha"
Símbolo de alimento e disciplina. O nome completo deste símbolo por ser traduzido como "a galinha pisa em seus pintos, mas não os mata". Isso representa a natureza ideal dos pais, sendo ao mesmo tempo protetores e corretivos. Uma exortação ao cuidado com as crianças, mas um alerta para que estas não sejam mimadas.

Eixo 3: Todos os direitos humanos ... Pela aplicabilidade e efetividade dos direitos humanos - econômicos, sociais, culturais, ambientais, civis e políticos, incluindo os direitos da criança - especialmente os direitos à terra, à soberania alimentar, à alimentação, à proteção social, à saúde, à educação, à habitação, ao emprego, ao trabalho decente, à comunicação, à expressão cultural e política.

GIF - 4 KB
BOA ME NA ME MMOA WO
"Ajude-me e deixe-me ajudá-lo."
Símbolo de cooperação e interdependência.

Eixo 4: Povos tradicionais, migrações ... Pela liberdade de circulação e de estabelecimento de todas e todos, mais particularmente dos migrantes e solicitantes de asilo, das pessoas vítimas de tráfico humano, dos refugiados, dos Povos Indígenas, originários, autóctones, tradicionais e nativos, das minorias, pelo respeito de seus direitos civis, políticos, econômicos, sociais, culturais e ambientais.

GIF - 4.1 KB
NEA ONNIM NO SUA A, OHU
"Aquele que não sabe pode aprender."
Símbolo do conhecimento, da educação continuada e da busca permanente pelo conhecimento.

Eixo 5: Direito aos saberes e meios ... Pelo direito inalienável dos povos ao patrimônio cultural da humanidade, pela democratização dos saberes, das culturas, da comunicação e das tecnologias, valorizando os bens comuns com a finalidade de dar visibilidade aos saberes subjugados, e pelo fim do conhecimento privado e hegemônico, e por mudanças fundamentais do sistema de direitos de propriedade intelectual.

GIF - 7.3 KB
PEMPAMSIE
"De prontidão"
Símbolo da prontidão, perseverança e resistência.
De acordo com o "The Adinkra Dictionary", o desenho deste símbolo representa os elos de uma corrente e implica força através da unidade, assim como a importância de estar preparado.

Eixo 6: Mundo livre da opressão ... Por um mundo livre dos princípios e estruturas do capitalismo, da opressão patriarcal, de todas as formas de dominação por potências financeiras, das transnacionais e dos sistemas desiguais de comércio, da dominação neocolonial e por dívidas.

GIF - 4.7 KB
BESE SAKA
"Saco de noz-de-cola"
Símbolo de abundância, poder, fartura, junção e unidade. A noz-de-cola teve papel importante na economia de Gana. Cultivada comercialmente, ela está relacionada com abundância e fartura. Este símbolo representa também a função da agricultura e do comércio de unir as pessoas.

Eixo 7: Justiça econômica ... Pela construção de uma economia social, solidária e emancipatória, com padrões sustentáveis de produção e de consumo e um sistema de comércio justo que ponha fim ao produtivismo e coloque no centro de suas prioridades o equilíbrio de todas as formas de Vida, as necessidades fundamentais dos povos e o respeito à natureza, garantindo sistemas de redistribuição mundial com taxas globais e sem paraísos fiscais, e por um modelo de produção e de consumo alimentar baseados na soberania alimentar que resiste ao modelo industrial, à monopolização das terras, à destruição das sementes nativas e dos mercados locais de alimentos.

GIF - 2 KB
WO NSA DA MU A
"Seu suas mãos estão no prato"
Símbolo de governo participativo, democracia e pluralismo. Do aforismo "wo nsa da mu a, wonni nnya wo" (se suas mãos estão no prato, as pessoas não comem tudo, sem deixar nada para você).

Eixo 8: Instituições democráticas ... Pela construção e ampliação de estruturas e instituições democráticas, políticas e econômicas locais, nacionais e internacionais, com a participação dos povos nas tomadas de decisão e no controle dos assuntos públicos e dos recursos, respeitando a diversidade e a dignidade dos povos.

GIF - 10 KB
FAWOHODIE
"Independência"
Símbolo de independência, liberdade e emancipação.
Da expressão "fawodhodie ene obre na enam", cuja tradução literal é "independência vem acompanhada de responsabilidades".
Fonte: "Cloth As Metaphor", de G.F. Kojo Arthur

Eixo 9: Paz e autodeterminação ... - Pela construção de uma ordem mundial baseada na paz, justiça e segurança humana, no direito, ética e soberania, condenando as sanções econômicas, e pela autodeterminação dos povos, em especial dos povos sob ocupação e em situação de guerra e conflitos.

GIF - 2 KB
SANKOFA
"Volte e pegue-a"
Símbolo da importância de aprender com o passado.

Eixo 10: Africa e Diáspora ... Pela valorização das vivências, histórias e lutas da África e da diáspora e sua contribuição à humanidade, e pelo reconhecimento da violência do colonialismo e do neocolonialismo.

GIF - 2.7 KB
WOFORO DUA PA A
"Quando você sobe em uma árvore boa"
Símbolo de apoio, cooperação e encorajamento.
Da expressão "woforo dua pa a, na yepia wo", que significa "quando você sobe em uma árvore boa, recebe um empurrão". Metaforicamente, significa que quando você trabalha por uma boa causa, recebe apoio.

Eixo 11: Pensar outro mundo possível... Pela reflexão coletiva sobre os movimentos sociais, o processo do Fórum Social Mundial e as perspectivas e estratégias para o futuro, garantindo suas contribuições à realização efetiva de um outro mundo possível e urgente para todos e todas.

GIF - 5.7 KB
ANANSE NTONTAN
"Teia de aranha"
Símbolo de sabedoria, criatividade e complexidades da vida.
Ananse, a aranha, é um personagem frequente nos contos populares africanos.

Eixo 12: Mundo compartilhado... - Pela inter-aprendizagem de paradigmas alternativos à crise da civilização hegemônica da modernidade / colonialidade eurocêntrica, por meio da descolonialidade e socialização do poder, especialmente nas relações entre Estado-Mercado-Sociedade; os direitos coletivos dos povos, a des-mercantilização da vida e do "desenvolvimento", e a emergência de subjetividades e epistemologias alternativas ao racismo, eurocentrismo, patriarcado e antropocentrismo.

Portfólio

  • NEA ONNIM NO SUA A, OHU
  • SANKOFA
  • AKOKO NAN
  • BI NKA BI
  • ASASE YE DURU
  • BESE SAKA
  • BOA ME NA ME MMOA WO
  • WOFORO DUA PA A
  • PEMPAMSIE
  • WO NSA DA MU A
  • ANANSE NTONTAN
  • FAWOHODIE