Página inicial > Ciranda Mundi > Ásia > Como tentar contatos com familiares no Japão

Tsunami

Como tentar contatos com familiares no Japão

sexta-feira 11 de março de 2011, por Redação Ciranda ,

Para brasileiros/as, embaixada disponibiliza email e telefone. Pela internet, serviço de busca abre campo de pesquisa especializado

São 254 mil brasileiros regularizados no Japão, segundo o Ministério das Relações Exteriores. Para tentar fazer contato, amigos e parentes no Brasil estão utilizando o email comunidade@brasemb.or.jp, disponibilizado pela embaixada no país. Também foi divulgado o número de telefone 00/ xx /81 3 3404-5211.

Em nota a embaixada pede que o contato seja feito preferencialmente pelo e-mail, já as linhas estão com sobrecarga e o sistema de telefonia perdeu estabilidade. Os celulares funcionam com limitações.

Área de busca na internet

As empresas que oferecem buscadores na internet precisam colocar seus serviços à disposição das pessoas que tentam localizar parentes e amigos no Japão. Assim como fez durante o terremoto no Chile, a Google está divulgando um site especialque serve como banco de dados sobre as vítimas afetadas pelo terremoto. O serviço é oferecido em japonês e inglês, e tem uma área para a busca e outra para fornecer informações sobre a pessoa procurada.

Para utilizar é preciso preencher um formulário com nome, sobrenome, endereço e descrição. Ou então proceder diretamente a busca de vítimas a partir de um nome ou sobrenome. Todas as informações inseridas sobre a pessoa procurada ficarão disponíveis na internet abertas a qualquer internauta.

Rádios comunitárias

O representante da Amarc - Associação Mundial de Rádios Comunitárias na América Latina, Carlos Aparício, informou hoje já ter conseguido contato com Juni`chi Hibido, da Rradio FMYY de Kobe, da Amarc Japão. Kobe já sofreu um terremoto alguns antes antes e, desde então, as radios comunitárias são aceitas pelo Estado porque ajudam a informar durante estes acontecimentos sísmicos. A maioria opera com 20 watts.

Segundo Carlos Aparício, Juni`chi já informou que todos os radialistas ligados a Amarc no Japão estão bem. Eles mantém um site na internet em várias linguas: http://www.tcc117.org/fmyy/index.php O email de Juni’chi é hibijun@gmail.com