Página inicial > BRASIL > Brasil Rural Contemporâneo

Brasil Rural Contemporâneo

segunda-feira 12 de outubro de 2009, por Creuza Gravina,

Evento leva ao Rio de Janeiro um pouco de cada canto do Brasil

Termina hoje o Brasil Rural Contemporâneo, que está sendo realizado na Marina da Glória. O evento é uma boa oportunidade para entrar em contato com a cultura e a gastronomia das diferentes regiões do país. Na feira é possível apreciar o artesanato e provar inúmeros doces, sucos e alimentos em geral, com destaque para os orgânicos. Um ambiente que vale a pena conferir é o Espaço Amazônia, que apresenta uma pequena selva com réplicas de cobra, jacaré, aves e vegetação nativa. No mesmo espaço ainda é possível adquirir produtos característicos da região.

A música está presente durante todo o dia, trazendo atrações do diversos Estados brasileiros para o palco Tablado de Raiz e o Coreto, além das apresentações noturnas, com ingressos a 20 Reais - inteira (ou 10 - meia) no palco Multicultural.

Apesar da chuva que caiu na cidade durante todo o dia, a noite de sábado atraiu grande público e mostrou misturas inusitadas, como Gabriel Pensador (RJ) e Bule Bule (BA), DJ MAM e Sotaque Carregado com Nicolas Krassik e Rio Maracatu (RJ). Um dos momentos mais marcantes do evento foi a apresentação de Zabé da Loca, que aos 85 anos de idade encantou o público ao tocar pífano, tipo de flauta popular do nordeste. Os telões do evento mostravam com detalhes não somente as marcas do tempo mas a emoção e determinação com que a pernambucana de olhos azuis, moradora da Paraíba, emitia seus sons. Ao fim da apresentação uma longa salva de palmas, rostos de jovens admirados e inúmeras câmeras de celulares registrando o acontecimento.

No domingo, o tempo bom contribuiu para atrair ainda mais o público para a Marina da Glória, que desde cedo apresentava imensas filas. Hoje ainda é possível passear pela feira e assistir às apresentações no Coreto e no Tablado de Raiz, a partir das 17h. A programação completa pode ser obtida no site www.mda.gov.br/feira

Creuza Gravina

Portfólio

  • Espaço Amazônia (foto Creuza Gravina)