Página inicial > BRASIL > Avós da Praça de Maio podem ganhar Nobel da Paz

DIREITOS HUMANOS

Avós da Praça de Maio podem ganhar Nobel da Paz

terça-feira 20 de julho de 2010, por Lúcia Rodrigues,

As Avós da Praça de Maio ou Abuelas de Plaza de Mayo, como são conhecidas na Argentina as mães dos ativistas políticos mortos e desaparecidos pela ditadura militar (1976-1983) que lutam para reencontrar os netos seqüestrados pelos militares quando seus filhos estavam nos cárceres da repressão, podem ganhar o Prêmio Nobel da Paz de 2010.

A Argentina é o país da América Latina onde os militares mais assassinaram ativistas políticos durante a ditadura: 30 mil presos políticos foram torturados e mortos nos porões do regime. A maioria continua desaparecida até hoje. Para evitar vestígios, os militares jogavam os militantes de esquerda ao mar. O episódio ficou conhecido como os vôos da morte.

Além das torturas, assassinatos e desaparecimentos, os militares também cometeram outros crimes: sequestraram os filhos dos ativistas políticos assassinados e os entregaram a outras famílias. Os donos do Clarin, maior grupo de comunicação argentino, são acusados de ter adotado duas crianças seqüestradas de seus pais pelos agentes repressores. Os militares também assassinavam sob tortura as presas políticas grávidas e após o parto sequestravam seus bebês.

É contra a impunidade dos tiranos que organização de defesa dos direitos humanos Abuelas de Plaza de Mayo levanta sua voz. Além da punição dos repressores que torturaram, assassinaram e sequestraram, querem ter de volta os netos roubados pela ditadura militar. As Abuelas de Plaza de Mayo lutam pelo direito à verdade, à memória e à justiça.

Abaixo-assinado
Circula na internet um abaixo-assinado para fortalecer a campanha de apoio às avós argentinas. Para apoiar a indicação clique em http://www.abuelasdelapaz.com.ar/firma

Para conhecer mais da história das Abuelas de Plaza de Mayo clique em http://www.abuelas.org.ar/institucional.php?institucional=historia.htm&der1=der1_hist.php&der2=der2_inst.php

Portfólio